O guia fácil para criar um charter de projeto bem-sucedido

Um dos primeiros passos nas fases do ciclo de vida do gerenciamento do projeto é desenvolver o charter do projeto. Ajuda a informar a todos os membros da equipe sobre o que são responsáveis e o que precisa ser feito.

Vamos definir o charter do projeto e discutir como criá-lo. Adicionamos alguns modelos de charter de projeto úteis que o ajudarão a dar o pontapé inicial no seu projeto. Personalize-os ao seu gosto e exporte-os como imagens ou SVGs para serem adicionados a apresentações ou documentos.

O que é um Charter de Projeto?

O charter de projeto é um documento que estabelece a visão, o âmbito, os objetivos, a equipe do projeto e as suas responsabilidades, as principais partes interessadas, e como tudo será levado a cabo ou o plano de implementação. É também conhecido como a declaração do projeto e relatório de definição do projeto.

Ajuda a definir o nível de autoridade do gestor do projeto e a direção do projeto.

Um charter de projeto

    null
  • Descreve o objetivo e os resultados do projeto
  • Autoriza legalmente o início de um projeto
  • Ajuda a controlar os prazos dos projetos
  • Ajuda a identificar restrições e riscos e a definir medidas preventivas
  • Apresenta uma visão geral do orçamento
  • Ajuda a alinhar os objetivos do projeto com os desejos das partes interessadas

Charter de Projeto vs. Plano do Projeto

O charter do projeto é um documento de iniciação de alto nível que consiste apenas em algumas páginas. Ele lista os objetivos, metas, visão, equipe e suas responsabilidades e partes interessadas do projeto.

Um plano de projeto, por outro lado, é um documento detalhado que descreve como atingir os objetivos do projeto. Elucida os resultados do projeto, o plano de ação, os recursos necessários e os marcos.

Como Desenvolver um Charter de Projeto

Aqui vamos analisar como criar uma carta de projeto enquanto identificamos os seus elementos-chave.

1. Identifique a Visão do Projeto

A visão do projeto é expressa através de seu objetivo final e sua finalidade. Pode ser dividido em:

Meta: Explicar os limites do projeto em termos de metas, resultados, custos, prazos e o trabalho a ser feito. Definir a meta do projeto no início do seu ciclo de vida é importante, pois terá impacto no custo do projeto e no cronograma.

Objetivos: Ao estabelecer objetivos, certifique-se de que eles obedecem aos critérios SMART, ou seja, que são específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunos. Levando em consideração as metas gerais da organização, estabeleça cerca de 5 objetivos a serem alcançados até o final do projeto.

Entregas: Liste abaixo os resultados que serão produzidos no final de cada realização bem sucedida de um objetivo.

2. Identifique as partes interessadas e os Clientes

As partes interessadas são os indivíduos que têm uma participação ou interesse fundamental na conclusão bem sucedida do projeto. Eles podem estar dentro ou fora da empresa e incluem aqueles que financiam seu projeto, assim como os membros da equipe e clientes.

Você pode usar um mapa de partes interessadas como o abaixo para categorizar os participantes e tornar as informações em suas mãos mais apresentáveis e fáceis de entender.

Mapa das partes interessadas - Análise das partes interessadas
Mapa das Partes Interessadas (Clique no modelo para editá-lo online)

3. Crie um organograma

Agora que você identificou a equipe do projeto, esclareça suas responsabilidades.

Use um organograma para listar seus nomes, papéis e responsabilidades. Ao mesmo tempo, você pode destacar as relações de reportagem entre os membros com a ajuda de linhas de conexão.

Modelo de Organograma
Modelo de Gráfico Organizacional (Clique no modelo para editá-lo online)

4. Defina Marcos do Projeto

Os marcos representam eventos importantes dentro do ciclo de vida do projeto e incluem as datas de início e término do projeto, a conclusão bem sucedida dos principais resultados, etc.

Modelo de Cronograma do Projeto
Modelo de Cronograma do Projeto (Clique no modelo para editá-lo online)

5. Crie um Plano de Recursos

Liste todos os recursos que você precisa para o projeto; equipamentos, máquinas, pessoas, materiais, etc. Isto pode ajudá-lo na alocação do seu orçamento.

6. Defina o orçamento para o projeto

Faça uma lista das despesas que a sua organização terá que suportar para realizar o plano. Como essas despesas podem mudar durante o projeto, você pode fazer estimativas aproximadas. Anote também a pessoa que será responsável por autorizar a aprovação das despesas.

7. Liste abaixo as Dependências, Restrições e Riscos

Dependências: Identifique e liste as dependências do projeto, ou as atividades que terão um impacto no início ou na conclusão de outra tarefa.

Restrições: Descubra os fatores que impediriam a progressão dos resultados do projeto. Por exemplo, a falta de recursos ou de tempo.

Riscos: Os riscos podem ocorrer durante qualquer fase do ciclo de vida do projeto. É importante que você os identifique de antemão e tome precauções. Aqui estão algumas boas técnicas de gestão de risco que podem ser úteis.

8. Apresente o Plano de Implementação

Aqui é onde você irá montar um plano de ação, destacando as datas ou marcos-chave.

Modelo de Plano de Ação
Modelo de Mapa de Ação (Clique no modelo para editá-lo online)

Um Charter Visual do Projeto

Normalmente, um charter de projeto tem de 5 a 6 páginas. Esta é uma das principais razões pelas quais eles são negligenciados no processo de gerenciamento do projeto. Uma maneira mais fácil de escrever um charter de projeto que todos possam ler e compreender rapidamente, com o mínimo esforço é através da visualização.

Charters de projetos visuais como os abaixo e ajudam a reunir todos os elementos da carta do projeto em uma única página. São fáceis de ler e visualmente agradáveis.

A seguir estão alguns exemplos de charters de projetos visuais. Você pode editá-los online para adicionar ou remover elementos e personalizá-los de acordo com as necessidades do seu projeto. Baixe-os como SVGs ou como imagens para adicionar a apresentações, websites, wikis de empresas, documentos, etc.

Modelo 1

Modelo de Carta do Projeto
Modelo de Charter do Projeto (Clique no modelo para editá-lo online)

Modelo 2

Exemplo de Carta do Projeto
Exemplo de Charter do Projeto (Clique no modelo para editá-lo online)

Modelo 3

Carta de Projeto de Uma Página
Charter de Projeto de Uma Página (Clique no modelo para editá-lo online)

Quais são os seus pensamentos sobre o Guia?

Ao longo do ciclo de vida do projeto, o charter do projeto desempenha um papel essencial para manter as coisas no caminho certo. Neste guia, abordamos o que é um charter de projeto e como criá-lo juntamente com alguns modelos editáveis de charters de projetos.

Tem alguma prática que você segue ao criar um charter de projeto? Compartilhe-as com nossos leitores na seção de comentários abaixo.

Junte-se a milhares de organizações que usam o Creately para fazer brainstorm, planejar, analisar e executar seus projetos com sucesso.

Começar aquí

Deixe um comentário

*
*

6 + twelve =

Voltar ao topo