As 7 etapas do processo de recrutamento para melhorar sua taxa de conversão e experiência do candidato

O aumento do fluxo de candidatos e da taxa de conversão tornaram-se um desafio comum em muitas organizações. Para atrair os talentos certos no momento certo, você precisa ter um processo de recrutamento eficiente no local.

Um dos nossos principais objetivos este ano é a expansão da nossa equipe. No início, havia naturalmente uma necessidade de revisitar nosso processo de recrutamento para ver o que poderíamos fazer para aumentar nossa taxa de conversão de candidatos.

Começamos redefinindo o nosso processo de recrutamento de acordo com as nossas necessidades de contratação. Como resultado, fomos capazes de melhorar a experiência dos candidatos, o que nos levou a uma melhor conversão dos candidatos.

Neste post, mostraremos as etapas do nosso processo de recrutamento otimizado que usamos para otimizá-lo.

Desenvolva um Processo de Recrutamento Infalível

O processo de recrutamento pode variar de empresa para empresa, com base na estrutura organizacional, processo de seleção, natureza das operações, etc. Mas qualquer processo de recrutamento bem planeado deve ajudar a equipe de recrutamento a encontrar o candidato certo.

Aqui no Creately, seguimos um processo de recrutamento em 7 etapas que nos ajuda a encontrar, atrair e reter o tipo certo de candidato. Os passos são;

  1. Identificar as necessidades de contratação
  2. Preparar descrições de trabalho
  3. Conceber uma estratégia de recrutamento
  4. Revisar e definir uma lista curta de candidatos 
  5. Realizar entrevistas
  6. Avaliar e fazer a oferta
  7. Integrar o novo funcionário

Passo 1: Identifique as necessidades de contratação

Quais são as suas necessidades de contratação? Pode ser um empregado que acabou de sair ou um novo posto de trabalho que acabou de ser aberto. Uma vez identificadas as vagas existentes, é possível definir as especificações do trabalho, tais como habilidades, conhecimentos, experiência, etc.

Você pode determinar suas necessidades de contratação, verificando

  • Quaisquer lacunas no desempenho, habilidades ou proficiências que você precise preencher
  • Um aumento repentino na carga de trabalho que a sua equipe parece não conseguir dar conta
  • Qualquer empregado que sairá da empresa em breve

No Creately, utilizamos um organograma que lista os funcionários atuais e suas habilidades. Isto ajuda-nos a ver de relance que habilidades existem dentro da nossa empresa e que habilidades precisamos para seguir em frente. O organograma é atualizado a cada nova contratação.

Modelo de organograma com Responsabilidades
Modelo de Organograma de Responsabilidades (Clique no modelo para editá-lo online)

Passo 2: Prepare descrições de trabalho

Uma vez que você saiba as habilidades, conhecimentos e experiências que você precisa preencher, defina o papel, as responsabilidades e os deveres.

Uma descrição completa do trabalho ajuda-o a saber o que procurar em potenciais candidatos. Também serve como uma lista de verificação para os candidatos assinalarem antes de decidirem que são adequados para o papel e se candidatarem – o que significa que são candidatos mais relevantes.

Os elementos que devem ser incluídos na descrição de uma função são

  • Título
  • Responsabilidades
  • Qualificações e competências necessárias
  • Remuneração, benefícios e regalias
  • Localização

Aqui está um pequeno truque que seguimos no Creately – antes de escrever a descrição do trabalho – vamos dar um passo à frente e criar um candidato persona.

Semelhante ao comprador persona, o candidato persona a emprego é um retrato semi-ficcional de um candidato ideal para o cargo para o qual você está contratando.

Criar um candidato persona ajuda a identificar o que o seu candidato está procurando, como e onde encontrá-los. E isso dá-lhe a oportunidade de

  • Escrever descrições de trabalho mais relevantes, formulários de candidatura a emprego, e-mails, material de formação, etc.
  • Identificar os melhores canais de recrutamento
  • Criar conteúdo de alta qualidade e personalizado para atrair candidatos relevantes
  • Compreender os requisitos do candidato dos seus interessados
  • Atualizar e reutilizar no futuro
Etapas do Processo de Recrutamento do Candidato Persona
Candidato Persona (Clique no modelo para editá-lo online)

Passo 3: Conceba a sua estratégia de recrutamento

Aqui é onde você decide como atrair e reter os candidatos ideais. Aqui você deve considerar se pode encontrar um possível candidato dentro da sua própria empresa ou se você precisa contratar de fora.

Na sua estratégia, você precisa considerar

  • A área geográfica que você estará visando
  • O método de recrutamento (referências de empregados, redes sociais, entrevistas em vídeo, etc.)
  • Criação de anúncios de emprego relevantes
  • Canais para publicação de anúncios de emprego (redes sociais, paineis de emprego, sites de empresas, etc.)

E sabemos que seria útil ter delineado todo o processo de recrutamento sob a forma de um fluxograma.

Isso nos ajudou a manter o processo bem organizado, manter toda a equipe de contratação na mesma página, nos certificarmos de que nos manteremos fiéis ao plano e não pularmos nenhum passo importante.

Fluxograma do Processo de Recrutamento Etapas do Processo de Recrutamento
Fluxograma do Processo de Recrutamento (Clique no modelo para editá-lo online)

Passo 4: Revise e Defina uma lista curta de candidatos

Sua estratégia de recrutamento foi um enorme sucesso e acumulou uma pilha altíssima de candidaturas. O que fazer a seguir?

Aqui estão os passos que seguimos quando enfrentamos este exato desafio

  • Primeiro, separamos as candidaturas para encontrar as que têm qualificações mínimas
  • Depois separamos os currículos com as credenciais preferidas. Aqui consideramos as experiências, certificações, domínio, competências técnicas e habilidades do candidato.
  • Os candidatos que tiverem as qualificações mínimas e as credenciais exigidas serão pré-selecionados.
  • Se houver alguma preocupação em relação à candidatura de alguém, faremos uma nota para que a possamos esclarecer durante a entrevista.

Passo 5: Processo de Entrevista

Após o formulário de candidatura ou o anúncio de emprego, é aqui que o seu potencial candidato entrará em contato direto com a sua empresa. Então é hora de causar uma boa impressão neles como um empregador potencial.

E é aqui que você precisa se preocupar mais com a experiência do candidato.

Aqui está o que fizemos para melhorar a experiência do candidato

Programa de entrevista visual

Para facilitar tanto para a nossa equipe como para o candidato, fizemos o processo de entrevista visualmente Ele é claro e nos ajuda a evitar qualquer confusão.

Nós o anexamos com o primeiro e-mail que enviamos aos nossos candidatos selecionados. Isto ajuda-os a compreender o que é o processo, quanto tempo vai demorar e a prepararem-se adequadamente.

Modelo de Programa de Entrevista
Modelo de Programa de Entrevista (Clique no modelo para editá-lo online)

Compartilhamos o visual, destacando as etapas concluídas e o próximo passo para o qual eles precisam se preparar nos próximos e-mails.

Programa de Entrevista ao Candidato
Programa de Entrevista para Candidatos (Clique no modelo para editá-lo online)

Deixe-os que reservem os horários que funcionem melhor para eles

Ser flexível e mostrar vontade de trabalhar em torno da agenda do seu candidato é uma grande vantagem para você. Desde as nossas sessões de contato telefônico até às sessões de discussão, deixamos os candidatos reservarem eles mesmos um horário que fosse melhor para eles (com base em suas disponibilidades de horário) com o Calendly.

Nós simplesmente compartilhamos o link no e-mail relevante, tornando-o perfeito para todos.

Passo 6: Avalie e Faça a oferta

Este é o momento de verificar as referências do candidato. E se tudo der certo, você pode fazer a oferta.

No entanto, há uma chance do primeiro candidato promissor que você selecionou poder não aceitá-lo. Nesse caso, você precisa estar preparado para estender a oferta para o segundo melhor ou terceiro melhor candidato.

Passo 7: Integre o novo Empregado

Depois vem a integração do novo empregado. É aqui que o novo empregado se instala. Isso não significa apenas mostrar a nova pessoa ao redor do escritório e apresentá-la aos outros.

Isto também inclui ajudá-los a entender suas responsabilidades e fornecer os recursos e treinamento necessários para ajudá-los a aprender. Nós cobrimos este tópico nestes dois recursos com mais detalhes.

Melhores Práticas de Integração de Funcionários

O Guia Visual de Formação de Novos Colaboradores

Como é o seu processo de recrutamento?

Estes passos ajudaram-nos a simplificar e agilizar o nosso processo de recrutamento. Mas ainda não acabámos aí. Nós o monitoramos frequentemente para ver como está trabalhando, o que nos ajuda a mantê-lo otimizado.

No entanto, estas etapas podem não se enquadrar em todas as empresas, uma vez que um processo de recrutamento é específico da organização. Mas isso não significa que você não possa personalizar esses passos para atender às suas próprias necessidades. Compartilhe conosco os passos adicionais que você segue em seu processo de recrutamento na seção de comentários abaixo. 

Junte-se a milhares de organizações que usam o Creately para fazer brainstorm, planejar, analisar e executar seus projetos com sucesso.

Começar aquí

Deixe um comentário

*
*

fifteen − 11 =

Voltar ao topo